Técnica que consiste na montagem de imagens com placas de vidro reúne cor e transparência
O patrimônio religioso no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira é marcante. Em especial, as igrejas católicas, com grande valor histórico e arquitetônico. Um dos pontos marcantes são os vitrais que são formados por partes de vidros coloridos na massa ou com pinturas executadas com tintas especiais para montagem de figuras e imagens. Esta é uma das técnicas realizadas pelos profissionais da Stylia Ateliê, referência em desenvolvimento e criação de obras em vidro, e que tem em seu portfólio novos projetos e restaurações.

Igrejas com vitrais da Stylia em destaque
Igreja Matriz – São Bento do Sapucaí



“Foi uma honra restaurar o vitral da Igreja Matriz de São Bento, uma igreja tombada pelo patrimônio histórico”, relata a artista plástica Dulce Schmidt da Stylia Ateliê.
A Igreja Matriz, em São Bento do Sapucaí, ostenta belos vitrais. A obra teve início em 1853 e só foi concluída em 1917 pelos padres carmelitas. Ela se caracteriza por ser formada por taipa de pilão com madeira de lei. Com arquitetura conservada, a igreja tem grandes arcos que remetem ao estilo gótico. O ambiente interior tem pinturas e obras sacras trazidas da Itália pelos Carmelitas.
Endereço: Praça Cônego Bento de Almeida, São Bento do Sapucaí-SP.
Igreja São Dimas – SP




“Me sinto abençoada com esse projeto da igreja São Dimas porque o vitral permite ao artista retratar e perenizar sua obra”, conta Dulce Schmidt.
Em 2019, a Stylia iniciou o projeto dos novos vitrais que foram parte de uma grande reforma na paróquia. Esta igreja teve a primeira missa celebrada em 1941. Na época, era uma pequena Capela chamada “Nossa Senhora da Graça”. Na mesma data, foi lançada a Pedra Fundamental por frades da Ordem Carmelitana. São eles: Frei Idelfonso, Frei Domingos, Frei Justino e Frei Bento. Em 1955, o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta assina a criação da Paróquia de São Dimas.
A igreja São Dimas fica na Rua Domingos Fernandes, 588, Vila Nova Conceição, São Paulo.
A importância dos vitrais nas igrejas
Segundo Dulce Schmidt, os vitrais ocupam um papel de destaque nas igrejas. “Em sua maioria usam as três cores da Santíssima Trindade que são o amarelo, o vermelho e o azul. Por meio da luz, os vitrais deixam o ambiente mais propício à meditação e à calma, além de transmitirem a mensagem da bíblia por causa da sua contemplação”.
Recuperação de vitrais
O vitral em princípio é concebido e projetado para ser uma obra de arte de longa duração. Embora, utilizando o vidro, que é um material resistente e estável. Os vitrais que são sustentados por estrutura de chumbo, ao longo dos anos, pode apresentar deformações, acidentes e danos causados pelas intempéries, o que leva a necessidade de sua restauração.
No projeto de recuperação de um vitral são verificados alguns pontos, tais como a estrutura em chumbo que é utilizada para definição dos desenhos; os estragos causados por impregnação de poeira e detritros; partes quebradas; possíveis trincas e partes faltantes.
Na Stylia Ateliê, esse processo é feito em várias etapas até chegar ao ponto em que se recupera a beleza e a funcionalidade do vitral.
Conheça o Ateliê Stylia
O Ateliê Stylia é uma empresa especializada na transformação do vidro, que fica localizado em Taubaté-SP. Site: www.stylia.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/styliaatelie
Facebook: https://www.facebook.com/Styliaatelie